Whatsapp business: vale a pena usar em meu restaurante?

Com uma base de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, o WhatsApp é um dos aplicativos de maior sucesso no mundo e sua utilidade vai além das questões pessoais.

O WhatsApp Business foi lançado oficialmente no início de 2018, seu objetivo é aproveitar a tendência de utilização do serviço pelas empresas como instrumento para reforçar as estratégias de marketing.

Nosso objetivo neste artigo é mostrar os diferenciais do Whatsapp Business em relação ao aplicativo tradicional e como ele pode ser útil para seu restaurante. Você conhecerá algumas funcionalidades que podem revolucionar a maneira como sua marca se comunica com o público-alvo. Confira!

O que é e como funciona o WhatsApp Business?

A proposta do novo app é facilitar a comunicação entre as empresas e seus clientes. Para isso, ele oferece algumas ferramentas adicionais em relação ao original e continua sendo gratuito. Sem dúvidas, as novas funcionalidades reforçam a relevância do app.

A versão Business exige que os cadastros corporativos incluam um número de telefone fixo para verificar que as empresas existem e validá-las.

Essa precaução foi tomada para evitar a criação de perfis falsos. Além disso, as companhias só podem entrar em contato com os consumidores a partir da autorização deles, que podem bloquear as conversas a qualquer momento.

Quais os recursos úteis para restaurantes?

Hoje é bastante difícil encontrar alguém que não ande o tempo todo com seu smartphone no bolso e isso vem abrindo ótimas oportunidades de marketing.

Por seu grande alcance, o WhatsApp Business é extremamente útil para divulgar marcas e desenvolver relacionamentos. Veja algumas funcionalidades interessantes do serviço:

Perfil empresarial

Seu restaurante pode ter um perfil completo em que os consumidores saberão endereço, horário de funcionamento, site e outras formas de entrar em contato. Se você já usa o aplicativo tradicional para se comunicar com os clientes, o WhatsApp Business permite migrar todas as conversas anteriores, evitando que você tenha que cadastrar novamente seus contatos.

Mensagens automáticas

Certamente, um dos recursos mais interessantes e versáteis do WhatsApp Business é programar respostas automáticas. Se você não consegue ter alguém de prontidão o tempo todo para responder os clientes, essa função pode ser configurada para considerar certas palavras-chave e dar retornos específicos.

Um restaurante pode programar informações sobre o cardápio, por exemplo, colaborando para melhorar o atendimento do seu restaurante. Além disso, é possível criar listas de transmissão com até 256 participantes que receberão as mensagens da empresa, possibilitando a divulgação de promoções ou ofertas especiais.

Análise de estatísticas

A comunicação entre a empresa e seus consumidores gera informações de grande importância estratégica.

O WhatsApp Business oferece estatísticas próprias que mostram quantas pessoas receberam e leram suas mensagens, quantas bloquearam a empresa e que tipos de produto agradam mais. A análise desses dados abre possibilidades para aperfeiçoar a experiência do cliente.

Evidentemente, o uso do novo aplicativo deve ser feito com bom senso. Evite enviar uma quantidade excessiva de mensagens e utilize textos curtos e objetivos. Dessa forma, o WhatsApp Web, com certeza, será um instrumento importante para oferecer atendimento personalizado e criar proximidade com o consumidor.

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1 Comentário
  • Udemberg 12 / jun / 2018 ás 06:08

    Valeu foi ótimo

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