Saiba o que fazer para reduzir os custos do seu restaurante

Reduzir custos no restaurante pode parecer impossível, já que todos os recursos consumidos são essenciais para suas atividades. Mas, se você examinar bem cada etapa do processo, verá que existem muitos pontos de desperdício que podem ser controlados de forma simples e objetiva.

Investir na redução de custos é importantíssimo para um restaurante encontrar equilíbrio financeiro. Porém, é preciso ter em mente que a qualidade e o sabor dos alimentos e bebidas ofertados ao público têm que ser mantidos ou até melhorados em função da economia possibilitada.

E aí, está ansioso por conhecer logo nossas dicas para reduzir custos no restaurante? Então, leia atentamente este post.

Reduza o desperdício de alimentos e bebidas

Aparas de carnes, legumes e frutas, que sobram na montagem de pratos específicos, não precisam ser desperdiçados. Eles podem ser aproveitados em caldos revigorantes, salgadinhos, suflês, saladas e sucos.  

E outras perdas de alimentos e bebidas são evitadas com boas práticas de armazenagem e conservação — controle de validade, acondicionamento em recipientes e locais adequados, cuidados para evitar contaminação cruzada, controle de temperatura, etc.  

Quando estiver se aproximando o término da validade de alguns ingredientes, priorize a preparação de pratos nos quais eles possam ser totalmente aproveitados ou mesmo crie pratos para evitar desperdícios. Assim, não haverá descarte de insumos, nem seus consequentes prejuízos.

Padronize as receitas

O tamanho, o tipo e o peso dos ingredientes aplicados em uma receita devem ser determinados em fichas técnicas. Dessa forma, a apresentação do produto e o seu custo serão padronizados, garantindo maior satisfação do cliente e economia para o restaurante.

Reduza o consumo de água

Instale arejadores e/ou temporizadores nas torneiras e sanitários da cozinha e banheiros do restaurante. Você vai se surpreender com o tamanho da economia de água.

Uma boa prática, ambientalmente correta, é a instalação de um sistema de coleta de água da chuva para uso nos sanitários e na limpeza do chão das áreas internas.

Programe manutenções regulares   

Jamais descuide das manutenções preventivas e corretivas das instalações elétricas e hidráulicas e dos aparelhos elétricos do seu estabelecimento.

Manutenções evitam desperdícios de energia e de água e impactam significativamente na redução de gastos. E o melhor, servem para prevenir acidentes e os consequentes custos com indenizações e danos materiais.

Invista em tecnologia

Implante um sistema informatizado que permita monitorar custos e entrada de recursos, evitando erros de gestão e identificando os produtos mais e menos vendidos.

Por exemplo, os alimentos e bebidas menos consumidos podem ser descontinuados e, no lugar, você pode montar um novo cardápio que vende, gera melhores resultados financeiros para o restaurante e maior satisfação para os clientes.

Ah, e não deixe de divulgar o seu restaurante nas redes sociais e ter um aplicativo para pedidos online. Além disso, ter um movimento de clientes regular também evita desperdícios e reduz custos.

E agora, percebeu como é simples reduzir custos no restaurante? Coloque essas dicas em prática logo e saboreie o sucesso do seu negócio, com a certeza de oferecer receitas de qualidade para satisfazer os seus clientes.

E então, quer sugerir novas dicas para reduzir custos no restaurante ou esclarecer alguma dúvida? Deixe seu comentário neste post!

Você pode gostar
Embalagens para delivery: descubra como escolher a melhor!
Promoções para restaurantes: conheça 5 ideias que funcionam


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This