Quais as vantagens de ter um programa de fidelidade para seu estabelecimento?

Quais as vantagens de ter um programa de fidelidade para seu estabelecimento?

A competitividade no segmento de alimentação exige dos empreendedores a capacidade de enxergar formas inovadoras de se destacar. Um dos elementos que pode colocar sua marca um passo à frente dos concorrentes é a implantação de um programa de fidelidade, ferramenta capaz de alavancar as vendas e ampliar seu público.

Nossa proposta, neste artigo, é apresentar algumas vantagens que um programa de fidelidade proporciona para restaurantes, pizzarias e lanchonetes. São aspectos que demonstram como o investimento na aplicação deste modelo pode trazer excelentes perspectivas para o futuro do seu estabelecimento.

Como funciona um programa de fidelidade

A regra básica de um plano de fidelidade é converter o valor gasto pelo consumidor em alguma compra feita no seu restaurante em pontos que podem ser utilizados para aquisições futuras. O objetivo deste tipo de ação é oferecer vantagens que incentivem o cliente a manter proximidade com sua empresa.

O desenvolvimento do programa deve estar alinhado com o planejamento estratégico. Será necessário criar um regulamento claro quanto aos procedimentos para adesão, contagem dos pontos, condições para realizar a troca da pontuação e produtos ou serviços participantes.

Vantagens para sua empresa

O programa de fidelização é uma forma eficaz de melhorar a satisfação do cliente e fortalecer a estratégia de marketing. Se você deseja aplicar este conceito em seu negócio, confira a seguir alguns de seus benefícios.

1. Motivação dos clientes

Clientes que sentem-se recompensados pelas compras que fazem em determinado estabelecimento costumam voltar com maior frequência. A chance de obter vantagens exclusivas motiva os clientes a consumir cada vez mais para continuar acumulando pontos. Consequentemente, isso reduz significativamente a probabilidade do seu restaurante ser trocado pela concorrência.

2. Crescimento nas vendas

As receitas aumentam tanto pela quantidade de vendas efetuadas, quanto pelo valor do ticket médio, que tende a ser maior no caso de clientes fidelizados. O sistema de pontuação acaba incentivando os consumidores a unificar suas compras no mesmo local e ainda reduz a quantidade de pedidos de desconto.

3. Marketing eficaz

As ações de fidelização favorecem o marketing de diversas maneiras. Ao realizar o cadastro do cliente, para participar do programa, você obterá dados muito úteis para conhecê-lo melhor, desenvolver ofertas diferenciadas e novos métodos de divulgação. Isso certamente enriquecerá a experiência do consumidor no contato com seu negócio.

Clientes fiéis tendem a recomendar a empresa para amigos e familiares, falando sobre as vantagens que ela oferece. Essa propaganda espontânea fará com que o número de visitas ao seu estabelecimento aumente, além de ajudar na construção da identidade da marca e diferenciá-la das demais empresas do segmento.

4. Redução dos custos

Um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing é reduzir o esforço necessário para realizar uma venda. Os programas de fidelidade têm um papel determinante nesse sentido e promovem um aproveitamento mais adequado dos recursos financeiros. Quanto mais clientes estiverem participando, menor será a necessidade de despesas com campanhas de divulgação.

5. Relacionamentos duradouros

Toda a estrutura dos programas de fidelidade é voltada para a aproximação da empresa com cada cliente, que deve receber um atendimento personalizado. Com comunicação constante e oferta de novos produtos que atendam suas necessidades e desejos, será construída uma relação de confiança. Um consumidor satisfeito sempre terá sua marca como alternativa segura para as próximas compras.

A união entre produtos de qualidade e estratégias voltadas para a conquista de clientes fiéis aumentarão a lucratividade e sustentabilidade do estabelecimento a longo prazo.

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