Promoções para restaurantes: conheça 5 ideias que funcionam

A onda da “comida de verdade”, que tem crescido cada dia mais, somada a crise econômica atual, tem esvaziado os restaurantes. Os clientes têm optado por economizar levando marmitas para casa ou pedindo pratos mais baratos nos restaurantes.

Ter a casa lotada passou a ser raro, e para garantir um bom público ao longo da semana, mantendo o negócio viável, apresentaremos a seguir algumas ideias de promoções para restaurantes. Confira!

1. Dia da solidariedade

Você escolhe um dia e a cada prato servido será destinada uma refeição para uma instituição de caridade.

No dia da promoção você faz um balanço em tempo real do número de refeições já servidas e quantas pessoas serão beneficiadas. Ao longo do dia você pode fazer provocações para chamar mais público e assim aumentar as vendas.

No dia seguinte apresente um balanço de vendas e anuncie onde será feita a doação. Quando ocorrer, faça uma prestação de contas, por meio de vídeos ao vivo, com depoimentos e agradecimentos das pessoas que estão ganhando a refeição graças a boa ação daqueles que se sentiram tocados com a ação proposta pelo restaurante.

2. Ingrediente secreto

Essa é para desafiar aqueles clientes que tem o paladar apurado. Toda segunda-feira você anuncia que será servido um prato desafio. O prato terá em seu preparo um ingrediente secreto, que deve ser descoberto.

Funciona assim: quando você servir o prato deve entregar ao cliente uma caixa lacrada contendo o ingrediente secreto e um formulário que apresenta a receita daquele prato, com todos os ingredientes, menos o confidencial. Enquanto almoça, o cliente deve preencher a lacuna com o ingrediente que ele acredita ser o secreto.

Ao final da refeição, quando a conta for solicitada, o garçom confere o ingrediente anotado com o que está na caixa. Caso o cliente acerte ele ganha aquela refeição e mais 4 vouchers válidos para os 4 dias seguintes da semana.

3. Dia de Santo Antônio

No dia 13 de junho é comemorado o dia de santo Antônio, o santo casamenteiro. Você pode aproveitar essa data para criar uma base de clientes cadastrados.

Em um sorteio ofereça um jantar completo para os casais comemorarem seu aniversário de namoro/casamento. Para concorrer os clientes devem se cadastrar no site preenchendo nomes, e-mails, datas de aniversário e a data do casamento ou início do namoro.

Ao final do dia realize o sorteio de um número determinado de vouchers, para todos os clientes cadastrados. O voucher deve ter validade de um ano e só pode ser utilizado no dia informado como data de aniversário de casamento ou início de namoro.

4. Almoço com os amigos

Em um dia qualquer da semana, faça um post em suas redes sociais pedindo para o cliente marcar 3 amigos que viriam almoçar com você hoje em nosso restaurante. Caso os três amigos aceitem o convite, todos ganham a sobremesa naquele dia.

Ressalte no post que só podem ser 3 amigos convidados, não vale convidar mais e que os 3 primeiros que forem convidados é que devem aceitar, não podendo ser substituídos depois.

5. Black Friday

No mês de novembro, mês marcado pela black friday, anuncie um desafio a seus clientes. Questione a ele se confia no seu estabelecimento. Depois disso, venda um voucher que vale um almoço completo, entrada, prato principal e sobremesa, que será servido a sua escolha.

Faça um preço realmente convidativo e limite o número de vouchers. Venda somente para clientes cadastrados para poder usar as informações em divulgações posteriores.

Para qualquer promoção você deve fazer um planejamento, definindo número mínimo e máximo de produtos vendidos e um preço compatível com a quantidade mínima que se quer vender.

Promoções para restaurantes como essas atraem os clientes e geram um “boca a boca” positivo para seu restaurante. O efeito disso é que a cada promoção anunciada você atrairá mais clientes.

E você? Já fez alguma promoção para atrair clientes, ajude-nos a enriquecer esse post deixando suas ideias de promoções aqui nos comentários.

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