Por que fazer controle e gestão de estoque em restaurantes? Entenda!

O ramo de alimentação sempre traz grandes oportunidades aos empreendedores, porém, também é um dos ambientes de negócio mais desafiadores e concorridos. Por esse motivo, os restaurantes buscam incessantemente métodos de gestão capazes de gerar um diferencial competitivo. Sem dúvida, a gestão de estoque é um dos aspectos que pode destacar seu estabelecimento dos demais.

Neste artigo, além de explicar o funcionamento de um controle de estoque, mostraremos alguns elementos que o tornam essencial para o sucesso de qualquer empresa. Em seguida, apresentaremos algumas dicas que você pode aplicar imediatamente para melhorar o armazenamento de mercadorias no seu restaurante. Confira!

Como funciona o controle de estoque

O controle de estoque é uma ferramenta básica para a administração de qualquer negócio e sua função é gerenciar a entrada e saída de mercadorias. Para empresas menores, é possível obter bons resultados mesmo com o uso de instrumentos mais simples, como as planilhas de Excel.

Entretanto, o investimento em ferramentas especializadas é altamente recomendável, pois otimiza todos os processos relacionados ao estoque. Isso acaba trazendo impactos positivos para outras áreas que dependem diretamente dele, como o serviço de delivery.

A importância de um controle eficaz

O estoque é um setor fundamental para os restaurantes, afinal, nele são armazenados os itens que compõem o cardápio. Uma boa gestão garante que o produto procurado pelos clientes esteja sempre disponível, contribuindo para a qualidade do atendimento e fortalecendo a imagem do seu estabelecimento.

Além disso, métodos adequados de controle evitam o desperdício e ajudam a reduzir os custos de operação do negócio. Evidentemente, todos esses aspectos tornam o restaurante mais rentável e aumentam suas chances de sobrevivência no mercado. 

Como organizar o seu estoque

A gestão de estoque é um trabalho contínuo, que exige disciplina e análises de dados constantes para dar bons resultados. Veja alguns procedimentos básicos para adotar em seu restaurante: 

1. Classifique os produtos

O primeiro passo na organização do estoque é a divisão dos itens em categorias. Para começar, você pode utilizar um modelo simples, separando os produtos entre verduras, legumes, bebidas etc. Em seguida, será possível adicionar subcategorias conforme as necessidades do seu estabelecimento. 

Outra possibilidade é dividir os produtos entre perecíveis e não perecíveis, determinando locais com condições específicas para sua armazenagem. Isso ajudará a seguir as normas básicas de higiene e certamente evitará muitas perdas.

2. Faça inventários periódicos

Os inventários são listas de todos os itens disponíveis no estoque. Fazer esse levantamento regularmente facilitará a identificação e correção de falhas, além de fornecer dados gerenciais importantíssimos. Ao mapear a variação nos níveis de estoque, você descobrirá as mercadorias de maior giro, o que nos leva ao próximo item.

3. Antecipe a demanda

Desenvolver estimativas sobre a demanda possibilita uma gestão mais precisa dos recursos da empresa. Ao antecipar os períodos com maior ou menor volume de vendas, você terá melhores condições para negociar com fornecedores e mais segurança para implementar ações promocionais, além de reduzir o risco de perdas e facilitar a gestão de custos.

Em um segmento de mercado tão competitivo, a qualidade na gestão do estoque pode colocar seu restaurante à frente dos concorrentes e garantir margens de lucro mais saudáveis no longo prazo.

Gostou deste artigo? Então aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e aprenda ainda mais sobre a gestão de estoque e outras ferramentas para alavancar os resultados do seu restaurante.

Você pode gostar
5 erros de gestão que podem comprometer o seu negócio
5 erros de gestão que podem comprometer o seu negócio
Quais as vantagens de ter um programa de fidelidade para seu estabelecimento?
Quais as vantagens de ter um programa de fidelidade para seu estabelecimento?


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This