O mercado de delivery e suas tendências: seu negócio está preparado?

O mercado de delivery e suas tendências: seu negócio está preparado?

O mercado de delivery de alimentos está em crescimento no mundo todo. A forma mais comum de entrega ainda é o modelo tradicional, em que o cliente faz o pedido por telefone para restaurantes próximos de casa. Porém, o uso da tecnologia deve mudar esse cenário significativamente nos próximos anos. Entender as novas ferramentas é uma vantagem competitiva importante.

Qualquer mudança pode representar ameaças ou oportunidades, mas tudo depende da maneira como elas são encaradas. Neste post, listamos algumas tendências que você pode aplicar em seu estabelecimento para ampliar suas chances de sucesso nesse novo cenário.

1. Uso de aplicativos próprios

Os consumidores estão cada vez mais acostumados a realizar compras no ambiente online. Uma das principais vantagens desse modelo é a comodidade, pois o cliente tem fácil acesso ao cardápio. Além disso, a variedade de opções aumenta bastante, pois não fica limitada apenas aos restaurantes que ficam mais perto.

Os aplicativos de delivery despontaram como uma opção prática, tanto para empresas quanto para clientes. Eles aperfeiçoam todo o processo produtivo do estabelecimento, agilizando o recebimento e o preparo dos pedidos.

Além de auxiliar no serviço de entregas, os aplicativos também melhoram o atendimento aos clientes que vão pessoalmente ao estabelecimento. Pode-se gerenciar as filas de espera e facilitar a anotação dos pedidos pelos garçons, reduzindo erros. Outra utilização interessante é permitir que o cliente faça o pedido por conta própria e retire-o diretamente em um balcão específico.

2. Investimento em divulgação online

Todo empreendedor sabe a importância de tornar sua marca conhecida. Com o advento da internet, isso ficou mais fácil. Os aplicativos representam uma oportunidade de marketing com ótimo custo-benefício. O estabelecimento que possui uma ferramenta própria fica menos dependente de plataformas de terceiros.

As marcas de sucesso são aquelas que conseguem fortalecer sua identidade e construir uma relação mais próxima com os clientes. É um desafio bastante complexo, mas os recursos tecnológicos podem ser adaptados para atender necessidades específicas do seu restaurante, aumentando as chances de êxito.

3. Aplicação de promoções mais abrangentes e eficazes

Para implementar boas promoções em seu restaurante e aumentar o potencial de atração e fidelização de clientes, é necessário um planejamento cuidadoso. Programas de Fidelidade e Cupons de Desconto são estratégias interessantes e que podem ser aplicadas em conjunto com o serviço de delivery. Quem conseguir adaptar-se primeiro tem mais chances de sobreviver a longo prazo.

4. Coleta e uso de dados

Certamente, uma das maiores vantagens do uso da tecnologia é a coleta e análise de um grande volume de dados. As empresas que se destacam são aquelas que utilizam as informações recolhidas para aprimorar constantemente seus processos internos e os produtos que oferecem.

No caso de um restaurante, é possível utilizar o feedback dos clientes para detectar e corrigir falhas ou para analisar informações sobre os pedidos para readequar o cardápio. Com isso, surgem oportunidades para conhecer melhor seu público-alvo, otimizando a implementação das estratégias de marketing e o gerenciamento do serviço de entregas.

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