Marketing sazonal: saiba como vender mais usando datas comemorativas

Marketing sazonal: saiba como vender mais usando datas comemorativas

As estratégias de marketing sazonal são fundamentais para alavancar as vendas em diversas épocas do ano. A tendência de crescimento na demanda de certos produtos em dias ou meses específicos influencia as empresas a concentrarem seus esforços nessas datas que costumam dar maior retorno. 

O objetivo deste post é demonstrar como usar as datas comemorativas para aumentar as vendas do seu estabelecimento. Para isso, reunimos algumas dicas essenciais que sua empresa precisa aplicar para estruturar as campanhas e obter os melhores resultados. Confira! 

Selecione as datas criteriosamente

O primeiro cuidado que você deve ter é escolher com bastante antecedência as datas em que fará ações especiais, pois elas precisam ser significativas para o público-alvo do seu negócio. Escolher datas que não combinem com a marca ou com o perfil de seus clientes certamente resultará em desperdício de recursos. 

Vale destacar que fazer promoções o tempo todo acaba diminuindo a efetividade das campanhas, já que o cliente passa a não enxergar a diferença entre os momentos em que há alguma condição especial ou não.  

Faça um bom planejamento

Depois de escolher as datas, use a criatividade para levantar o maior número de alternativas possível. Que tipos de promoções serão feitas? Quais produtos estarão envolvidos? Como será a divulgação? Que metas devem ser atingidas? Quanto maior for a antecedência desse processo, mais tempo você terá para avaliar a viabilidade de cada ideia. 

Além de fazer um estudo detalhado dos custos da campanha, pense na mensagem que deseja transmitir aos consumidores e na logística de entrega necessária para suportar o aumento de demanda que ela causará. É importante atentar-se, principalmente, a possíveis problemas como a falta de estoque. Isso nos leva ao próximo tópico. 

Faça parcerias com fornecedores

Geralmente, os fornecedores estarão dispostos a negociar condições melhores para compras em grande quantidade. Se você já escolheu as datas e sabe quais produtos pretende oferecer, procure fazer parcerias para obter descontos. Isso é uma vantagem para os dois lados, especialmente se o fornecedor estiver em um período com pouca demanda.

Escolha os canais de comunicação adequados

Cada mídia possui um público com características próprias, logo, a escolha dos meios para divulgar a campanha é determinante para seu sucesso. As plataformas digitais estão cada vez mais fortes e têm um custo-benefício interessante. Portanto, vale a pena pensar em ações integradas que envolvam e-mail marketing e redes sociais, por exemplo. 

Analise os resultados

Depois que a ação for colocada em prática, não se esqueça de medir os resultados. Colete e analise dados para verificar se vale a pena continuar desenvolvendo ações para aquela data e pensar em possíveis ajustes. Comparar o desempenho das campanhas ajudará a gerenciar melhor os recursos que serão direcionados a elas nos próximos anos e aumentará sua efetividade.

Sem dúvidas as campanhas sazonais são excelentes instrumentos para atrair novos consumidores e fundamentais para melhorar o nível de satisfação dos clientes que já confiam no seu trabalho. Aproveite esses momentos para criar proximidade com os consumidores e reforçar o processo de fidelização.

E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário relatando experiências, expondo dúvidas sobre o marketing sazonal ou fazendo sugestões para enriquecer este conteúdo.  

Você pode gostar
Atendimento ao cliente: como melhorar em seu restaurante?
Gestão de funcionários: as 4 melhores práticas para você aplicar


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This