As habilidades indispensáveis de um gerente: confira!

As habilidades indispensáveis de um gerente: confira!

Está pensando em contratar alguém para te ajudar na gestão do seu restaurante? Então você precisa conhecer as habilidades de um gerente eficiente para não cometer erros nesse processo.

Um gerente é responsável por diversas tarefas importantes no negócio, como a coordenação e motivação dos funcionários, manutenção do funcionamento do local e realização de compras. Isso indica que contratar uma pessoa desqualificada pode trazer prejuízos e problemas para seu estabelecimento.

Pensando nisso, colocamos abaixo as habilidades de um gerente ideal, para facilitar esse processo no seu restaurante e garantir bons resultados de negócio! Confira:

Perfil de liderança

Antes de mais nada, seu gerente deve apresentar um perfil de liderança. Ele será responsável por comandar a equipe, realizando avaliações, coordenando atividades e assumindo grandes responsabilidades. Portanto, esse profissional precisa querer e saber ser um líder. Ele deve passar confiança durante a entrevista e aparentar ser alguém que seus colaboradores irão seguir.

Honestidade

Outra característica essencial num gerente é a honestidade. Esse profissional atua como o braço direito do proprietário e tem muita responsabilidade no negócio, inclusive cuidados com o caixa. Desse modo, é preciso contratar uma pessoa honesta e confiável.

Atitude

Depois da honestidade, é preciso avaliar a atitude do candidato. Mesmo com um currículo excepcional, o profissional pode não apresentar nenhuma das características presentes nos valores e diretrizes da empresa. Ou seja, ele provavelmente não se adaptará ao ambiente do seu restaurante, e o resultado serão funcionários insatisfeitos e com grandes chances de pedidos de demissão.

Organização

Com tantas responsabilidades, é necessário que seu gerente seja uma pessoa organizada. É preciso que ele coordene bem suas atividades e do time de colaboradores, como escalas, recebimento de produtos, pagamento de fornecedores e outras tarefas que demandam precisão.

Proatividade

Outra habilidade essencial de um gerente é a proatividade, isto é, sua capacidade de tomar a liderança e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Dessa forma, esse profissional não só saberá lidar com diferentes situações, mas também antecipar problemas e resolvê-los, melhorando cada vez mais as atividades do restaurante e a satisfação de seus clientes.

Conhecimento contábil e administrativo

Caso o seu gerente precise desempenhar atividades contábeis e administrativas, é fundamental que ele tenha esse conhecimento. Não é necessário que o profissional seja formado na área, mas pelo menos tenha facilidade com o sistema, e apresente provas de que sabe lidar com as atividades. Isso evitará erros que comprometem a saúde financeira do negócio.

Experiência no ramo de restaurantes

Por fim, a experiência no ramo é um diferencial importante: além de já ter contato com processos e atividades dentro de um restaurante, esse colaborador estará mais preparado para lidar com o ambiente e os desafios do cargo, superando momentos de pressão com mais facilidade.

Use essas dicas para acertar na contratação desse profissional no seu estabelecimento. Lembre-se de antes de procurar no mercado, considerar seus próprios funcionários. Essa prática é mais barata e cria um ambiente positivo, mostrando que os colaboradores podem crescer no restaurante.

E se você gostou de conhecer as habilidades de um gerente ideal para seu restaurante, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para receber mais dicas. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!

Você pode gostar
Como melhorar a logística de entrega de estabelecimentos
Como melhorar a logística de entrega de estabelecimentos
5 dicas infalíveis para melhorar a satisfação do cliente em seu restaurante
5 dicas infalíveis para melhorar a satisfação do cliente em seu restaurante


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This