O sucesso de seu restaurante depende principalmente da qualidade da comida servida e da variedade no cardápio. Porém esses não são os únicos fatores que influenciam o êxito e a continuidade de um restaurante. A gestão de funcionários também é uma parte importante do negócio.
Para que tudo funcione de acordo no estabelecimento, a força de trabalho formada por garçons, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais, técnicos administrativos, dentre outros profissionais, precisa estar bem coordenada e funcionando em sincronia. É possível obter uma equipe coesa e algumas boas práticas em gestão de funcionários podem trazer resultados muito melhores do que somente o oferecimento de um bom salário.
A gestão de funcionários é uma associação de habilidades que você, dono de restaurante, precisa ter. Essas habilidades associadas a políticas internas, práticas, processos, comportamentos, dentre outros fundamentos, potencializam seu capital humano.
Conheça, a seguir, as melhores práticas que você pode adotar em seu restaurante.
1. Oferecer treinamento e desenvolvimento
Esta é uma forma de garantir que todos os processos sejam executados de maneira correta e assim garantir que seu cliente será atendido dentro dos padrões estabelecidos por você. Além de cursos voltados à área de atuação do seu empregado, é possível oferecer cursos complementares.
Cursos de idiomas, por exemplo, além de capacitarem seu empregado, melhoraram seu atendimento para turistas, pois ficará mais fácil receber os pedidos corretamente. Fora o ganho na qualidade de atendimento do seu restaurante, a capacitação em um segundo idioma será um benefício que seu empregado levará para a vida toda.
2. Dar feedback
Feedback é uma ótima maneira de aproximar as equipes. O problema é que quase ninguém sabe como dar um feedback, principalmente quando ele é negativo. Os feedbacks servem basicamente para duas coisas:
- Reforçar um comportamento;
- Corrigir um comportamento.
Ao reforçar um comportamento, o feedback mostrará ao empregado que ele está no caminho certo e, assim, passará a desenvolver suas atividades com mais confiança e autonomia. Já quando um feedback é dado para corrigir um comportamento, o objetivo é mostrar que o empregado está sendo inadequado, o que muitas vezes não é percebido pela pessoa que se comporta dessa maneira.
Dar um feedback significa oferecer uma conversa particular e estruturada, pois você precisa deixar a situação clara para o funcionário e para isso você precisa estar preparado. Construa o roteiro de sua conversa ordenando os tópicos que devem ser abordados e o modo como devem ser abordados. Conclua sempre a conversa de maneira positiva, lembrando ao empregado o seu comprometimento e o resultado que é esperado dele.
3. Delegar atividades
Você, ou o gestor, precisam saber delegar algumas atividades. O responsável não conseguirá fazer tudo sozinho e nem ficará no encalço de um empregado em tempo integral para saber se ele está fazendo tudo corretamente.
A delegação de uma atividade é um “voto de confiança” no empregado, pois é um ato de transmissão de tarefas e obrigações de uma pessoa para a outra. Isso, porém, não significa a transmissão da responsabilidade, ou seja, você, ou o chef de cozinha, ainda será responsável pelo resultado do trabalho executado por outro. Por essa razão, trata-se de uma relação de confiança que exige que os empregados estejam bem treinados, motivados e em buscar do melhor resultado.
4. Manter uma boa comunicação
Por meio da comunicação os empregados conhecem a dinâmica da empresa, seus valores, seus objetivos, seus resultados e o que falta para atingi-los. Uma boa comunicação envolve o empregado e faz ele se sentir responsável pelos resultados da empresa. Sentindo-se responsável, ele fará todos os esforços para que os objetivos sejam alcançados.
A comunicação precisa ser ágil, transparente, participativa, feita por meio de diferentes canais e multidirecional. Ela precisa ser de cima para baixo, de baixo para cima e na horizontal para que atinja todos os níveis hierárquicos e uniformize a informação transmitida.
Estas foram 4 melhores práticas fáceis de serem implantadas e que, quando bem aplicadas à gestão de funcionários de seu restaurante, trazem ao seu negócio muitos resultados positivos. Quer mais dicas de gestão para seu estabelecimento? Siga as redes sociais da CCM Pedido Online! Curta a nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram.