Experiência do usuário em sites e aplicativos: saiba a importância!

Você já precisou obter alguma informação em um site e simplesmente não a encontrou, ou teve que percorrer um caminho muito difícil até achá-la? Ou pior: acabou desistindo, pois pensou que só perderia tempo? Como você se sentiu? Essas foram situações com experiência do usuário bastante ruins.

Mas afinal, o que é a experiência do usuário? Como ela pode afetar o seu negócio? Se você quiser saber mais e ainda obter dicas de como melhorá-la na sua plataforma, continue lendo este post!

O que é a experiência do usuário?

Antes de continuarmos, é importante entender o que é a famigerada experiência do usuário. Como você já deve ter imaginado, é tudo aquilo que envolve o tempo gasto pelo cliente ou cliente em potencial em seu website ou aplicativo. Qualquer interação conta, desde uma simples busca por informações, até web chats, vídeos, fotos, realização de pedidos etc.

A experiência de cada usuário é algo muito subjetivo e, por isso, desenvolver bons sites e aplicativos pode ser uma tarefa bastante desafiadora.  Mas falaremos sobre como melhorá-la mais para frente!

Como ela afeta o seu negócio?

Pense nas perguntas do início deste texto: como você se sente ao entrar em um site no qual as informações estão muito confusas, ou que demora para carregar? É muito provável que você nunca mais tenha voltado em páginas assim, exceto em casos de extrema necessidade, não é mesmo?

Pois bem: uma pessoa que abandona o seu site em poucos minutos é, provavelmente, um cliente que você perdeu. Em longo prazo, isso pode ser catastrófico — uma vez que você passa a imagem de insucesso ao cumprir seus objetivos para o empreendimento. Para aplicativos, uma boa experiência é crucial, ainda mais se você tem fortes concorrentes no mercado.

Como você pode melhorá-la?

Agora que você já sabe sobre a influência da experiência do usuário no seu negócio, também deve estar curioso sobre como melhorá-la. Uma boa experiência depende de alguns fatores que devem ser considerados durante o desenvolvimento de um site ou aplicativo. Quer saber quais são?

Usabilidade

Esse fator diz respeito às funcionalidades. Seu site é focado na demonstração dos seus produtos? Portanto, ele deve ser eficaz ao fazê-lo. Você possui um aplicativo para as entregas do seu restaurante? Então, as interações devem ser bem claras e funcionais. E assim por diante.

Estética

Um site ou aplicativo funcional é essencial para uma boa experiência do usuário. Mas, se a interface for bonita, acredite: ela conquistará ainda mais o seu cliente. Novamente, o que é bonito é muito subjetivo e, por isso, é importante levar em consideração o tipo do seu negócio e o seu público-alvo.

Tempo de carregamento

Ninguém gosta de ficar esperando uma página carregar por muito tempo, e a atenção de um usuário pode ser perdida em questão de segundos. Por isso, quanto mais rápido for o carregamento de suas páginas, mais interessante será para o cliente. Você pode fazer isso investindo em bons servidores e uma programação bem escrita.

Ao investir em um site ou aplicativo, todos esses fatores devem ser levados em consideração. Uma boa experiência do usuário é essencial para conquistar os seus clientes. Então, vale a pena pagar um pouco a mais para profissionais qualificados que entregarão um produto de qualidade.

E então, gostou de saber mais sobre a experiência do usuário? Como você a considera em seus sites e aplicativos? O que você faria para melhorá-la? Concorda que ela é essencial? Conte para a gente nos comentários!

Você pode gostar
App corporativo: qual a vantagem em usar na sua empresa
App corporativo: qual a vantagem em usar na sua empresa
Atendimento ao cliente: como melhorar em seu restaurante?


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This