5 dicas infalíveis de como escolher fornecedores

5 dicas infalíveis de como escolher fornecedores

Todo gestor sabe que é fundamental garantir um alto nível de qualidade quando se trata de negócios alimentícios. Confiar nos produtos oferecidos é um componente primordial para prestar um bom serviço aos clientes. Por isso, um dos aspectos mais importantes para a consolidação de um estabelecimento é ter bons fornecedores.

Para que um restaurante consiga superar as expectativas dos consumidores, os pratos devem ser preparados com ingredientes de boa procedência. Neste artigo apresentamos uma série de dicas para você aprender como escolher os fornecedores certos. Confira!

1. Entenda as necessidades do seu negócio

O passo inicial para qualquer atividade é ter plena consciência da necessidade a ser suprida. Assim o gestor terá um foco para todas as tarefas que deverá executar. Então, analise a quantidade de clientes diária do seu restaurante e mapeie tudo que é preciso para atender a demanda.

Que ingredientes são mais utilizados? Quais produtos tem maior saída? Com que frequência os pedidos deverão ser feitos? Com esses dados em mãos, você terá um controle de estoque mais preciso e evitará erros ao realizar os pedidos junto aos fornecedores.

2. Conheça os fornecedores de perto

Entenda como o fornecedor trabalha. Vá pessoalmente ao local e certifique-se de que todos os processos são confiáveis. Verifique a procedência da matéria-prima e os procedimentos de estocagem, transporte, entrega e embalagens dos produtos.

Veja se o fornecedor cumpre todos os requisitos de higiene determinados pela Vigilância Sanitária. Dessa forma, você terá mais segurança quanto à qualidade dos itens utilizados em sua cozinha. Utilizar ingredientes frescos é fundamental para preparar bons pratos e satisfazer a clientela.

3. Tenha vários fornecedores para o mesmo item

Para não correr o risco de ficar sem determinado produto, é interessante ter pelo menos 4 fornecedores para cada item do seu estabelecimento. Faça testes com alguns deles, comprando algumas vezes para conferir se há um padrão na qualidade do serviço prestado. Isso também poderá ser muito útil para evitar imprevistos nos momentos em que houver aumento nas vendas.

4. Negocie e forme parcerias

Mantenha relacionamentos saudáveis e duradouros com os bons fornecedores. Saber o momento de ceder e ser mais flexível é uma característica importantíssima para um negociador. Desenvolva sua empatia, ou seja, a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Desse jeito fica mais fácil conciliar os interesses do seu restaurante com os do fornecedor.

O vínculo mais próximo criará a possibilidade de parcerias benéficas para os dois lados. Os fornecedores poderão ser grandes aliados para implantar promoções no seu restaurante, por exemplo.

5. Avalie o custo-benefício

Todas as dicas anteriores ajudarão a perceber quais fornecedores entregam a melhor relação custo-benefício para seu negócio. Vale lembrar que este aspecto nem sempre se refere apenas ao menor preço. Afinal, um valor um pouco maior pode ser compensado pela qualidade dos produtos e serviços.

Agora que você já sabe como escolher fornecedores de alto nível, aproveite para seguir nossos perfis no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. Você receberá muitas informações capazes de aumentar as vendas do seu estabelecimento e inovar seu negócio com o uso da tecnologia.

Você pode gostar
As habilidades indispensáveis de um gerente: confira!
As habilidades indispensáveis de um gerente: confira!
Tecnologia para restaurante: como ela facilita a rotina?
Tecnologia para restaurante: como ela facilita a rotina?


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This