Como ter um bom relacionamento com os clientes do seu restaurante?

Um bom relacionamento com o cliente é o ingrediente principal para o sucesso de um restaurante. Ele exala um aroma que aguça o apetite e tem o sabor de “quero mais”. Sem uma pitada generosa dele, a atmosfera do seu estabelecimento perde a atratividade e os clientes não se aproximam.

Acertar a mão nesse ingrediente demanda dedicação, empenho e aplicação de recursos tecnológicos e habilidades pessoais. Mas basta praticar que você encontra a receita ideal. Veja, a seguir, algumas dicas:

Seja receptivo

Nada melhor do que ser bem recebido em um restaurante, local que escolhemos para passar um momento importante do nosso dia. Nesse caso, geralmente, as expectativas básicas do cliente são de ter uma refeição de qualidade em um ambiente tranquilo e acolhedor, a um preço justo.

Mantenha foco no atendimento dessas expectativas e, com certeza, você vai agradar o maior número de pessoas. E o melhor: um cliente satisfeito volta sempre e ainda recomenda o seu estabelecimento a amigos e conhecidos. Lembre-se de que gentileza e educação cativam a todos.

Inspire confiança

A confiança é a base de todo relacionamento. Busque maior proximidade com os seus clientes. Aborde assuntos agradáveis do cotidiano, divulgue novidades do seu cardápiopromoções e descontos, programa de fidelidade… Tudo de forma espontânea e natural.

Cadastre seus clientes em um sistema informatizado, a fim de registrar as preferências de alimentos e bebidas deles, horários e dias que frequentam o restaurante, mas também para saber qual é o valor do seu ticket médio de consumo. É preciso conhecer o cliente para cultivar o relacionamento.

Essas informações possibilitam interagir com cliente levando em conta as predileções pessoais manifestadas nos seus contatos com a equipe do restaurante, promovendo a comunicação e o atendimento personalizados. Isso gera uma percepção de zelo e bom cuidado, o que inspira confiança.

Evite problemas para o seu cliente

Treine sua equipe de modo que ela preste atendimento de qualidade, com agilidade e de forma correta. Assim, não haverá anotações de pedidos diferentes do que o cliente queria; falta de troco ou de opções de forma de pagamento; tampouco filas se estendendo por que o operador do caixa não sabe lidar com o sistema informatizado, por exemplo.

É fundamental que o treinamento englobe os profissionais da linha de frente — garçom, operador do caixa, proprietário — assim como dos bastidores do restaurante — chef de cozinha, cozinheiros, ajudantes, almoxarife, auxiliar de limpeza e compradores.

Um treinamento muito negligenciado para a equipe de bastidores é referente à segurança alimentar. Quanto mais aptos eles estiverem nesse quesito, mais vão impactar positivamente nos resultados do relacionamento com o cliente. Investir em treinamentos evita problemas.

Facilite a comunicação do cliente

Disponibilize garçons atentos, app corporativo para pedidos online, e comanda eletrônica nas mesas do restaurante. Além do mais, divulgue seu site, telefone, WhatsApp e e-mail. Tudo isso facilita a comunicação do cliente com a sua empresa. Mas, sobretudo, monitore todos os canais de comunicação para dar resposta rápida ao cliente.

Sem sombra de dúvida, um bom relacionamento com o cliente é a soma dos esforços de toda a sua equipe de trabalho. Por esse motivo, desenvolva também um bom relacionamento interno, pois ele impulsiona diretamente as atitudes que vão gerar a satisfação dos clientes do seu restaurante.

Gostou das nossas dicas? Conhece outras formas de garantir um bom relacionamento com o cliente? Deixe seu comentário abaixo.

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