Atendimento personalizado: o que é e qual a sua importância para restaurantes?

Atendimento personalizado: o que é e qual a sua importância para restaurantes?

O atendimento personalizado é uma tendência forte em diversos segmentos de mercado. Bancos, empresas de telefonia, varejistas e gigantes da tecnologia estão engajados em transformar a relação com o consumidor, focando em suas individualidades. Os restaurantes têm seguido a mesma lógica, utilizando o método para obter um importante diferencial.

Neste artigo, você conhecerá melhor o modelo de atendimento personalizado e verá as principais vantagens de adotá-lo em seu estabelecimento. Por fim, aprenderá algumas boas práticas para implementar esse sistema, que com certeza terá impactos positivos no seu negócio.

O conceito de atendimento personalizado

O atendimento personalizado é um formato mais flexível de relacionamento com o cliente, que busca compreender as peculiaridades de cada consumidor. A partir daí, é possível oferecer uma variedade de soluções que encaixem-se melhor às necessidades individuais, evitando ficar tão preso à procedimentos determinados previamente.

Entretanto, isso não significa abandonar completamente qualquer tipo de padrão e praticar uma espécie de “atendimento freestyle” em que cada um faz o que quer. Manter o alinhamento em certos processos e informações é fundamental, mas a personalização exige algum nível de autonomia para que a comunicação com o público não torne-se robótica. A questão é encontrar o ponto certo.

Vantagens para seu restaurante

O principal benefício de uma empresa que investe nesse modelo é o aumento na capacidade de atrair e fidelizar clientes. Os consumidores tendem a ser mais compreensivos quando percebem que os atendentes atuam com cortesia, entendem seus pedidos e esforçam-se para encontrar a melhor solução possível. Isso pode, inclusive, apagar a má impressão deixada por algum erro cometido.

Ter atenção à experiência do cliente fará com que ele elogie e recomende a empresa para as pessoas com quem se relaciona, comportamento que foi fortalecido pela evolução das redes sociais. A consequência óbvia é a construção de uma imagem positiva da marca e a atração de novos consumidores.

Boas práticas para um atendimento personalizado

Se você está considerando a possibilidade de adotar o modelo de atendimento personalizado no seu restaurante, veja algumas boas práticas para ajudar em sua implementação:

1. Conheça seus clientes

O primeiro passo é entender bem quem é seu público-alvo e traçar um perfil preciso, capaz de antecipar padrões de comportamento e preferências. Isso ajudará na gestão dos funcionários e preparação da equipe para agir em situações específicas. Aplique a tecnologia em seu restaurante para coletar e analisar dados. Dessa forma, você terá uma boa base para capacitar os atendentes.

2. Construa relações duradouras

As promoções e benefícios adicionais oferecidos no restaurante não devem ser direcionados apenas para novos clientes. Desenvolva estratégias para prestigiar aqueles que já confiam na sua marca. Isso fortalecerá os laços de fidelização. Como dissemos antes, consumidores satisfeitos vão atrair mais gente para seu negócio.

3. Aperfeiçoe a comunicação

Evidentemente, o atendimento personalizado depende de uma boa comunicação. Toda a equipe deve estar preparada para responder com rapidez aos questionamentos dos consumidores, sempre evitando aquelas respostas robotizadas e superficiais. A sinceridade é uma característica valorizada pelos clientes, portanto, jamais prometa algo que não poderá cumprir.

E aí, o que achou do conteúdo? Agora que você aprendeu um pouco sobre atendimento personalizado aproveite para seguir nossas páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Você receberá uma série de conteúdos com dicas para melhorar a gestão do seu restaurante.

Você pode gostar
Embalagens para delivery: descubra como escolher a melhor!
O Chatbot Messenger pode ajudar seu restaurante: veja como!


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This