5 erros de gestão que podem comprometer o seu negócio

5 erros de gestão que podem comprometer o seu negócio

Gerenciar qualquer tipo de negócio envolve uma série de desafios e exige a busca constante por informação e capacitação. Entretanto, alguns erros de gestão básicos são cometidos com frequência, prejudicando a qualidade dos serviços prestados e impedindo o crescimento da empresa.

Neste artigo, listamos alguns erros comuns na administração de restaurantes, que costumam comprometer sustentabilidade do negócio em longo prazo. Além disso, você conhecerá métodos capazes de prevenir ou resolver as dificuldades causadas por essas falhas. Confira!

1. Desconsiderar custos de produção

Erros no cálculo dos custos de produção tendem a causar sérias dificuldades financeiras. Em casos mais graves, a má gestão dos dispêndios pode fazer com que aumentos nas vendas de determinados produtos resultem em mais prejuízos em vez de lucros. A causa raiz desse problema é não saber diferenciar custos fixos e variáveis.

Os custos fixos são aqueles que se mantém constantes, independentemente da quantidade produzida. Os variáveis, como o próprio nome deixa claro, aumentam ou diminuem conforme o nível de produção. Saber classificar e calcular adequadamente tais elementos fará um grande diferencial no planejamento financeiro do seu negócio.

2. Manter um estoque excessivo

A primeira coisa a entender é que estoque sempre significa custo. Armazenar mercadorias ou matérias-primas em locais inadequados e ignorar a necessidade de procedimentos de controle aumentam as despesas, pois resulta em produtos vencidos e altíssimo índice de desperdício.

Portanto, é importante ter sistemas de gestão que permitam trabalhar com um estoque enxuto, sem incorrer, entretanto, no risco de atrapalhar a produção por falta de itens. Realizar inventários, escolher bons fornecedores e ter um acompanhamento rígido de tudo que entra e sai do estoque são os primeiros passos para evitar esse problema.

3. Reduzir a qualidade do produto

Em tempos de crise, é comum que muitas empresas optem por substituir determinadas matérias-primas por similares mais baratas. Evidentemente, isso terá impacto sobre a qualidade dos produtos e os clientes mais atentos perceberão. Então, é importante avaliar se esse procedimento vale a pena ou se há outros custos pontuais que podem ser trabalhados de forma mais estratégica.

4. Não investir em capacitação de funcionários

O treinamento de garçons, recepcionistas, cozinheiros e outros funcionários demanda tempo, é verdade. O problema é que a falta de preparo profissional resulta em altos níveis de rotatividade, que são bem  prejudiciais para o negócio. Para prevenir esse tipo de dificuldade, é fundamental aplicar boas práticas de gestão de pessoas, abrangendo todo o ciclo, desde os processos de seleção até a resolução de problemas internos que impactam a produtividade.

Investir em capacitação constante e desenvolver uma eficiente comunicação entre os membros da equipe melhorará todo o processo de trabalho. Isso, sem dúvida, terá reflexos positivos em outras áreas, aumentando por exemplo o nível de satisfação do cliente.

5. Não ter um bom planejamento

Aqui está o item que dá sustentação aos demais. Um trabalho desenvolvido sem planejamento certamente terminará em acúmulo de problemas internos e desperdício de recursos. Para planejar bem os rumos do seu negócio, é necessário compreender o status atual e definir um objetivo de melhoria contínua a ser alcançado. Dessa forma, será muito mais fácil agir na prevenção ou solução de dificuldades futuras.

E aí, gostou do conteúdo? Depois de aprender sobre os principais erros de gestão, aproveite para conhecer melhor as tendências do mercado de delivery e prepare seu negócio para atender às novas demandas dos consumidores.

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