5 dicas infalíveis para melhorar a satisfação do cliente em seu restaurante

5 dicas infalíveis para melhorar a satisfação do cliente em seu restaurante

Existem diversas formas de melhorar a satisfação do cliente de um estabelecimento. Entretanto, para escolher as melhores opções, é importante entender que esse conceito é subjetivo e está ligado à expectativa criada em relação ao local.

Para entender melhor, você pode avaliar a satisfação como uma conta que envolve o que o cliente esperava, ou seja, sua expectativa pela experiência no estabelecimento, e o que ele realmente recebeu. Se a diferença entre esses dois for negativa, significa que o cliente ficou insatisfeito e, provavelmente, não voltará ao local. O ideal é entregar o esperado ou até mesmo ir além, surpreendedo-o.

Pensando nisso, apresentamos a seguir cinco dicas de como melhorar a satisfação do consumidor que frequenta a sua loja. Confira!

1. Conheça o seu público

O primeiro passo é justamente identificar o que o público espera do seu estabelecimento. Para isso, invista em pesquisa de perfil com os frequentadores do seu local.

Existem diferentes tipos de clientes, alguns buscam comidas rápidas, simples e baratas, outros querem atendimento refinado e um jantar especial. Entender qual deles o seu local atende ajuda a definir o que oferecer em sua comunicação, criando a expectativa correta para a clientela.

2. Prometa menos e entregue mais

A expectativa do consumidor é baseada naquilo que a sua comunicação promete. Portanto, se você investir em propagandas que dizem que seus produtos são naturais, é essencial usar produtos naturais. Não prometa mais do que pode cumprir.

Além disso, tente sempre ir além do prometido. Pequenos gestos, como uma sobremesa por conta da casa, inovações no cardápio ou até mesmo o proprietário do local cumprimentando os clientes, são atos inesperados que impressionam.

3. Treine a equipe

Qualidade de atendimento é considerado um dos elementos básicos de uma boa experiência num restaurante. Portanto, é fundamental ter uma boa gestão de funcionários, de forma a fazer que eles estejam preparados para oferecer o melhor atendimento aos clientes.

Uma dica é valorizar o trabalho de todos os colaboradores, mostrando que eles fazem parte da entrega do restaurante. Isso inclui recompensá-los por boas iniciativas: quando um frequentador elogia um garçom, por exemplo, um agradecimento verbal já faz a diferença.

4. Tenha aplicativo e delivery

Uma das comodidades mais buscadas pelos clientes é a entrega de pedidos em casa. Essa prática permite que o restaurante aumente seu alcance, fazendo mais vendas. Entretanto, um problema comum são as taxas altas cobradas por marketplaces conhecidos, como IFood e Uber Eats.

Uma forma de driblá-las é desenvolver o próprio aplicativo ou site de pedidos da empresa. Existem soluções no mercado que oferecem plataformas completas para restaurantes, não apenas com cardápio e pagamento online, mas também com opções de envio de cupons de descontos e programa de fidelidade, que aumentam ainda mais os benefícios oferecidos ao público.

5. Peça feedback

Por fim, solicitar feedback é uma ótima forma de melhorar a experiência do consumidor. Você pode ter uma caixa de sugestão, incentivar o feedback no aplicativo ou incluir um campo na conta do cliente.

O ideal é usar essas dicas e comentários, principalmente os negativos, para direcionar seus investimentos em melhorias. Atente-se a avaliações com muitas ocorrências e dê prioridade a elas, evitando prejuízos à imagem do local.

Gostou dessas dicas de como melhorar a satisfação do cliente no seu restaurante? Que tal investir no desenvolvimento do seu aplicativo e aproveitar os benefícios dessa prática? Entre em contato com a CCM Pedido Online e comece seu projeto!

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