Gestão financeira: entenda a importância para o seu restaurante

Gestão financeira: entenda a importância para o seu restaurante

A gestão financeira é um aspecto decisivo para o sucesso de qualquer negócio e é ainda mais relevante para um segmento tão competitivo quanto o de alimentação. Em meio a um cenário tão concorrido, aperfeiçoar o gerenciamento de recursos é o que coloca sua empresa um passo à frente da concorrência.

Nosso objetivo neste artigo é explicar como os conceitos e ferramentas de gestão financeira são importantes para evitar problemas e fazer seu restaurante crescer. Além disso, você verá algumas dicas para melhorar os processos internos e garantir que o dinheiro seja utilizado da melhor forma possível. Confira!

A gestão financeira e como aplicá-la

A gestão financeira é composta por vários procedimentos para planejar, analisar e controlar os recursos financeiros de uma empresa. Seu objetivo é melhorar os resultados do negócio ao longo do tempo, proporcionando aos gestores uma boa visão sobre a situação atual e ampliando a geração de lucro.

A aplicação correta dos conceitos de gestão financeira em um restaurante exige registros bem organizados de contas a pagar e receber, controle do fluxo de caixa e de contas bancárias, medição constante de custos e previsões sobre despesas futuras.

As dicas para uma boa gestão financeira

Mantenha controles precisos

O pilar fundamental da gestão financeira é acompanhar de perto as entradas e saídas de dinheiro. O controle diário do fechamento de caixa permite encontrar divergências e fazer correções rapidamente. A partir daí, gerencie o fluxo de caixa e faça projeções sobre o saldo futuro. Esses dados serão utilizados ao final de cada mês para medir o lucro líquido do restaurante.

Vale destacar que um erro muito comum dos empreendedores em relação ao caixa é não separar as contas pessoais e empresariais, retirando dinheiro do negócio aleatoriamente. Para evitar esse problema, é comum se estipular um valor fixo mensal para retiradas conhecido como pró-labore, que funciona como o salário do empreendedor.

Estabeleça metas

A criação de metas está sempre relacionada com as melhores práticas de gestão e permite avaliar o desempenho em curto e longo prazo. É a partir delas que se faz todo o planejamento estratégico e se aperfeiçoa os processos. Lembre-se que as metas precisam ser realistas. Se forem altas demais, podem ser frustrantes, mas se forem muito baixas, subestimam a capacidade de evolução do negócio.

Faça uma contabilidade eficaz

Lidar com a carga tributária é um grande desafio e a falta de controles adequados pode resultar em graves erros de gestão que comprometem a sobrevivência do negócio. Por isso, é recomendável contar com o auxílio de especialistas em contabilidade para implementar métodos de controle capazes de refletir a realidade da empresa.

Além de conhecer melhor a composição dos custos e medir a rentabilidade do negócio com mais precisão, um bom planejamento tributário pode reduzir custos e fornecer mais informações para fundamentar a tomada de decisão.

Utilize um software de gestão integrada

A tecnologia é uma importante aliada para facilitar a aplicação das dicas anteriores. Investir em softwares integrados para automatizar tarefas, controlar o estoque, escolher os melhores fornecedores e emitir notas fiscais reduz significativamente a chance de erros. Esses programas geralmente são capazes de gerar relatórios detalhados, o que ajuda a ter uma visão ampla sobre o desempenho do negócio.

O processo de implantação dos controles financeiros costuma ser trabalhoso, mas garante um diferencial importante para seu restaurante, que certamente terá mais condições de se antecipar aos riscos e enxergar boas oportunidades.

Gostou do conteúdo? Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância da gestão financeira, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais.

Você pode gostar
Como contratar garçons? Confira aqui as melhores dicas
Como contratar garçons? Confira aqui as melhores dicas
O mercado de delivery e suas tendências: seu negócio está preparado?
O mercado de delivery e suas tendências: seu negócio está preparado?


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This