Como contratar garçons? Confira aqui as melhores dicas

Como contratar garçons? Confira aqui as melhores dicas

Contratar profissionais comprometidos e qualificados é tão importante quanto oferecer os melhores cardápios nos restaurantes, principalmente quando trata-se de garçons. A qualidade do atendimento é um fator determinante para que um cliente decida voltar outras vezes ao seu estabelecimento ou recomende o local a outras pessoas.

Para identificar um bom garçom é necessário planejar bem o processo seletivo. Para ajudá-lo nisso, vamos dar algumas dicas para que você saiba como contratar garçons para o seu restaurante. Acompanhe!

Reconheça as habilidades necessárias

Existem algumas habilidades que são pré-requisitos para que uma pessoa possa exercer bem a profissão de garçom. Assim sendo, certifique-se de que o funcionário que você pretende contratar possua todas elas ou tenha condições de desenvolvê-las prontamente.

Comunicação

O garçom vai interagir diretamente com os clientes, portanto a boa comunicação, receptividade e cortesia são características indispensáveis para o ideal desempenho da função. Ele precisa ser simpático e paciente, para que as pessoas sintam-se à vontade durante o diálogo. Além disso, o garçom deve manter um bom relacionamento com os outros funcionários, pois terá que trabalhar em conjunto com o pessoal de outros setores.

Agilidade

Um dos grandes objetivos de todo restaurante é ter mais clientes e mantê-los sempre satisfeitos. Por isso, os garçons precisam estar preparados para realizar o atendimento de forma rápida e eficiente, mesmo quando o estabelecimento estiver cheio. Ele também deve evitar ficar muito parado e procurar circular entre as mesas para agilizar as tarefas.

Autocontrole

É importante que o garçom tenha um bom controle emocional, já que lidará com pessoas de diversas personalidades diferentes, que demandarão seus serviços o tempo todo. Algumas vezes também será preciso lidar com imprevistos, como atrasos na entrega dos pedidos. Dessa forma, o garçom precisa ser bastante calmo e equilibrado.

Conhecimento em gastronomia

O garçom não precisa ser um expert em gastronomia, mas é interessante que ele conheça bem os itens do cardápio e os ingredientes que compõem os pratos. Muitas vezes os clientes pedem sugestões na hora de fazer os pedidos e informações específicas sobre os alimentos, e um garçom bem preparado deve sentir-se seguro para atender essas solicitações.

Faça as perguntas certas na entrevista

Saber como contratar garçons envolve o planejamento de uma entrevista adequada, que contenha algumas perguntas estratégicas que permitam identificar os melhores profissionais. Estas são algumas perguntas interessantes para selecionar um bom funcionário:

  • o candidato tem experiência na área?
  • conhece as principais regras de etiqueta?
  • possui conhecimentos sobre culinária?
  • buscou informações sobre o perfil do restaurante?
  • é organizado?
  • tem facilidade para trabalhar sob pressão?

Aplique testes

A etapa de testes é importante para que o garçom possa demonstrar suas habilidades e seu interesse no cargo. Ela também é útil para que você perceba os pontos fortes dos profissionais que tem pouca experiência.

Para isso, você pode simular algumas situações do cotidiano do seu negócio ou oferecer um treinamento dentro do próprio estabelecimento. Assim, você poderá instruir o garçom sobre o funcionamento do restaurante e ao mesmo tempo avaliar suas habilidades e capacidade de adaptação.

Seguindo as dicas apresentadas aqui, você saberá como contratar garçons excelentes para seu estabelecimento. Portanto, busque sempre valorizá-los para que eles permaneçam colaborando com o seu negócio e vocês possam progredir juntos.

Gostou das dicas? Conhece alguma outra estratégia para contratar bons garçons? Então deixe um comentário no post!

Você pode gostar
Por que investir em um site de delivery personalizado?
Por que investir em um site de delivery personalizado?
5 melhores práticas para redes sociais do seu restaurante
5 melhores práticas para redes sociais do seu restaurante


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This