Como melhorar a logística de entrega de estabelecimentos

Como melhorar a logística de entrega de estabelecimentos

Na correria do dia a dia, cada vez mais pessoas recorrem ao sistema de delivery quando realizam suas compras. Por isso, estabelecimentos que investem nessa ideia se tornam mais competitivos e estão sempre pensando em como melhorar a logística de entrega, para ganharem ainda mais destaque no mercado e lucratividade.

Nesse cenário, a logística é um fator determinante para o sucesso em diversos segmentos, pois a qualidade da remessa de um pedido faz toda a diferença na hora de deixar um cliente satisfeito e ter a chance de fidelizá-lo.

Se você está interessado em otimizar seus processos de distribuição, continue a leitura e confira nossas dicas de ouro para aprimorar suas entregas!

Invista no planejamento

A logística é formada por uma cadeia de processos, sendo a entrega uma de suas etapas. Então, para que tudo corra bem, você deve planejar os estágios de ponta a ponta, desde a venda até o envio. Deve alinhar também as informações para saber como melhorar a logística de entrega.

Desse modo, comece pelo estoque: ele deve ter a quantidade ideal de produtos para suprir a média de pedidos de acordo com seu cardápio ou portfólio de produtos. Para isso, analise seus números e faça uma previsão de demanda para saber exatamente de quanto a loja vai precisar.

A ideia é evitar os excessos — que podem resultar em prejuízo — e a falta. Feito isso, organize cada etapa e defina:

  • quem é responsável por receber, anotar e conferir os pedidos;
  • qual é o prazo médio de entrega;
  • quais são as formas de envio e pagamento;
  • outras questões pertinentes ao planejamento.

Ofereça mais opções de entrega

Diversos estabelecimentos comerciais trabalham com motoboys para fazer sua distribuição. Contudo, você pode inovar e oferecer outras formas de entrega, que podem ser feitas por meio de bicicletas ou até mesmo a pé.

Além disso, é importante avaliar os modelos que melhor atendem ao seu negócio e levar em conta a flexibilidade, já que cada opção apresenta prazos, preços e disponibilidade distintos.

Outra dica é estudar a contratação de serviços de delivery terceirizados, em vez de ter uma pequena frota. Desse modo, tenha vários parceiros para que, assim, você possa testar o desempenho de cada instituição e entender qual oferece melhor custo-benefício — e ter sempre um plano B no caso de haver algum imprevisto.

Entenda as necessidades do seu consumidor

Se você tem ideias sobre melhorias e inovações que deseja colocar em prática, procure saber mais, em primeiro lugar, sobre as necessidades e os hábitos do seu consumidor. Entendê-lo e ver como ele escolhe e avalia serviços são conhecimentos cruciais para adotar as estratégias certas.

Portanto, para saber como melhorar a logística de entrega, descubra quais são suas prioridades e demandas: seus clientes desejam entregas mais rápidas, um cardápio mais variado ou um melhor preço pelo envio? Que tipo de promoção agrada seu público?

Analise seus relatórios de venda e faça pesquisas de satisfação. Quanto mais informações qualificadas sobre os clientes você conseguir levantar, mais acertadas serão suas iniciativas.

Invista em um software para a gestão

A tecnologia otimiza significativamente a rotina de estabelecimentos comerciais. Então, adote um sistema de gestão completo, que integre todos os setores do negócio: estoque, vendas, fornecedores, fluxo de caixa, entre outros.

Com um software único, em poucos cliques, você consulta dados e relatórios importantes, automatiza tarefas e, desse modo, ganha tempo e eficiência. Como resultado, todos os processos são aperfeiçoados, inclusive as entregas.

Portanto, com essas dicas, você melhorará a logística de entrega do seu estabelecimento e fará melhores escolhas. Assim, seu negócio terá tudo o que for preciso para virar referência no mercado!

Gostou de saber como melhorar a logística de entrega? Se sim, continue se informando e descubra agora como a tecnologia facilita a rotina de um restaurante!

Você pode gostar
Descubra como aumentar suas vendas com um site para o restaurante
O mercado de delivery e suas tendências: seu negócio está preparado?
O mercado de delivery e suas tendências: seu negócio está preparado?


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This