5 dicas para tirar fotos de comida incríveis com o celular

5 dicas para tirar fotos de comida incríveis com o celular

Você sabe tirar fotos de comida de uma maneira que seu prato pareça ainda mais saboroso? Saiba que, para isso, você não precisa de uma câmera profissional: hoje em dia, é possível tirar fotos incríveis com a câmera do seu celular.

Muitas vezes, a fotografia é o primeiro contato que o consumidor tem com o produto, antes mesmo de sentir seu cheiro ou sabor. Portanto, fotos de comida são extremamente importantes para impulsionar um negócio!

Quer saber o que fazer para que suas fotos de comida fiquem ainda mais incríveis? Então anote nossas dicas!

1. Capriche no empratamento

Engana-se quem diz que a aparência não importa desde que a comida esteja gostosa. É lógico que o sabor da comida é o que vai conquistar definitivamente o cliente, mas, como mencionamos, o visual é o primeiro contato que se tem com um determinado prato.

Uma refeição bonita agrega valor. Não é à toa que o visual é o primeiro critério avaliado pelos jurados do Masterchef. Portanto, use ingredientes frescos e pense na composição do prato. Orne cores e sabores. Pense, ainda, na superfície que você vai utilizar: você quer um ar mais chique ou mais despojado? Tente expressar essa escolha por meio da louça usada!

2. Pense na iluminação

A iluminação é um fator essencial em qualquer fotografia. Na gastronomia, é a escolha da iluminação que vai fazer com que as diferentes texturas presentes no prato se sobressaiam.

Uma dica dada pela maioria dos especialistas é utilizar uma luz suave lateral, que vai gerar sombras e áreas iluminadas — ideal para pratos com várias texturas diferentes, tal como hambúrgueres e sanduíches.

No entanto, é preciso tomar cuidado com as sombras duras, aquelas em que você consegue perceber nitidamente o contorno da forma. Este tipo de luz pode ser interessante em alguns casos, mas, na maioria das vezes, fará com que as diferentes texturas se percam na fotografia.

3. Escolha um cenário bacana

O cenário faz parte da composição da foto e também deve ser pensado com carinho. Você pode fotografar na cozinha, no restaurante e até mesmo ao ar livre. Deixe sua criatividade fluir, mas lembre-se: o foco da fotografia é a comida.

Pensando nisso, é interessante perceber que alguns pratos, com composições mais complexas ou diversos elementos, pedem um cenário mais “clean” ou até mesmo um fundo branco.

4. Enquadre corretamente

Depois da iluminação, o enquadramento e a escolha do ângulo para fotografar são os maiores desafios. Fotografar de frente, por cima, desfocar o fundo? Qual é a técnica ideal para as fotos de comida perfeitas?

A resposta é: depende. Saladas e frios, por exemplo, pedem uma foto tirada de ângulo superior. Já sanduíches podem ser fotografados pela lateral, mostrando toda a suculência no corte.

Uma dica bacana é aproximar a câmera do alimento, mas com cautela, pois quem está vendo sua fotografia ainda deve ser capaz de identificar a comida fotografada!

5. Fotografe a preparação

Uma coisa bacana e que pode conquistar os clientes de um restaurante é fotografar como o prato é preparado. Tire fotos da sua cozinha, dos seus chefs, dos seus temperos, dos seus garçons. Use e abuse da criatividade, aproveitando esse momento para mostrar toda a qualidade dos seus ingredientes e a dedicação e carinho da sua equipe!

Essas são apenas algumas dicas para tirar fotos de comida e deixar seu feed do Instagram ou cardápio ainda mais bonitos e atraentes. Você tem mais alguma dica? Quais técnicas você usa? Deixe um comentário contando para gente!

Você pode gostar
Entenda a importância da experiência do cliente e como melhorá-la
Marketing sazonal: saiba como vender mais usando datas comemorativas
Marketing sazonal: saiba como vender mais usando datas comemorativas


Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This